A iniciativa acabou se espalhando pela internet e a postagem da fotógrafa sobre a companha, realizada no dia 2 de novembro, já conta com mais de 6 mil e quinhentos compartilhamentos.
Em entrevista exclusiva para a Sputnik, a fotógrafa Letícia Luchesi contou que a ideia ganhou forma ao ver campanhas similares na internet, mas a ação social veio principalmente pela influência de seus tios, Evaldo Luchesi e Renata Gonçalves, que são voluntários no abrigo Dona Helena e já tinham feito antes uma campanha em outubro voltada para as crianças.
"Começamos na verdade com a ONG no Dia das Crianças. Fizemos a mesma campanha mas totalmente voltada para as crianças e arrecadamos os presentes, e a partir daí resolvemos fazer essa ação de Natal. Eu já tinha visto uma campanha parecida na internet, mas meus tios Evaldo e Renata vão todo nos finais de semana, a cada 15 dias, no asilo Dona Helena e fazem um café da tarde, levam bolo, conversam, dançam e levam música para os idosos, e a partir da campanha que eu vi na internet, nós pensamos em por em prática essa ação aqui."
Com auxílio das enfermeiras e da direção do asilo, Letícia, meus tios e outros colaboradores da campanha pediram que cada idoso escolhesse um presente. O pedido era escrito em um pequeno quadro negro, que os idosos seguravam como uma plaquinha para serem fotografados com seus desejos natalinos. "A diretora Malu Brito pediu para uma enfermeira explicar de idoso a idoso, o projeto. Que íamos colocar um gorro de Natal, a lousa e perguntávamos o que cada um gostaria de ganhar de Natal. Cada um falava, meu tia ia escrevendo na lousa, pois alguns não conseguem escrever e aí fizemos as fotos."
Os pedidos de roupas, calçados, relógios, brincos e anéis acabaram mobilizando diversas pessoas nas redes sociais, surpreendendo a jovem fotógrafa que já pensa em estender a campanha para outros asilos da região.
"Nós não esperávamos tanta repercussão. Nós solicitamos que eles pedissem uma coisa só, uma blusa, uma calça, sapato, mas não esperávamos a mobilização das pessoas. Nós recebemos poucas doações por enquanto, mas quase completaram já esse asilo. As doações foram mais virtualmente. As pessoas não chegaram a fazer tantas doações, igual estão nas redes sociais, porém quase já completamos esse asilo. Nós pensamos em estender essa campanha para outro asilo aqui de São Carlos também, mas a partir de que nós recebamos todas as doações. Se conseguirmos todos os presentes, a partir da semana que vem nós vamos começar a estender para outros asilos."
Além dos presentes de Natal, o asilo Dona Helena na realidade corre o risco de fechar as portas por problemas financeiros, mesmo recebendo auxílio da comunidade. Letícia ressalta que faltam produtos básicos para os idosos, como de limpeza e fraldas. "Eles estão precisando também, além das fraldas geriátricas em tamanho M, G e GG, de sacos de lixo, tampa de vaso, rodo, vassouras, produtos de higiene pessoal, como sabonete líquido, roupas de cama."
Para a fotógrafa a maior emoção será ver que todos os idosos estarão com seus presentes na ceia de Natal.
"Eu fiquei muito emocionada com a repercussão e com a mobilização das pessoas tanto de São Carlos, no estado de São Paulo, quanto de outros estados, como Rio de Janeiro. Nós esperamos que todos os pedidos sejam atendidos, que neste dia de Natal essas pessoas estejam com as roupas que nós doamos, que na ceia de Natal elas estejam usando essas coisas que conseguimos arrecadar e que nós consigamos arrecadar até mais, os produtos de higiene que estão precisando e fazer as pessoas felizes nesse dia."
Após garantir os presentes de Natal para os idosos, Letícia disse que pretende continuar com outras ações de solidariedade e desta vez pode ser uma campanha para ajudar os animais. "Eu já recebi mensagem de algumas pessoas, como a de uma veterinária aqui da cidade pedindo para que nós realizássemos campanhas com cachorros e gatos que estão para doação."
Veja todas as fotos dos idosos e seus pedidos de Natal abaixo.