Nas últimas eleições, realizadas no domingo (13), o presidente do Partido Socialista da Moldávia, Igor Dodon, assumiu liderança com 52,98% dos votos. Na Bulgária, o general Rumen Radev, representante do Partido Socialista da Bulgária, venceu com 59,35% dos votos.
"Vou melhorar de forma excepcional as relações entre Moldávia e Rússia. Estas relações são muito importantes para os habitantes do país", comunicou o jornal, citando uma carta de Dodon enviada para o noticiário antes das eleições.
O presidente eleito da Bulgária, Rumen Radev, por sua vez, sendo candidato, apoiava o aumento das sanções contra a Rússia.
Como escreveu o jornal, os resultados das eleições em ambos os países "indicam as discórdias nas relações da União Europeia, que ajudou a reconstruir a Europa Central e Oriental após o colapso da URSS".
As relações entre Rússia e o Ocidente dificultaram-se devido à situação na Ucrânia. No final de julho de 2014, a UE e os Estados Unidos deram início a abertura de sanções contra pessoas físicas e empresas dos setores da economia interna russa.