Um gigante foi a atração principal desta manhã em Viracopos. Com 84 metros de comprimento e 88 de envergadura, o Antonov-225 Mriya, considerado o maior avião do mundo, pousou pela primeira vez em Campinas às 11h03.
Dotado de seis turbinas e 175 toneladas (com carga e combustível, o peso pode ir a 250 toneladas), a aeronave vai transportar um gerador que será levado para Santiago, no Chile. É a segunda maior carga da história da aviação e será embarcada no Aeroporto de Guarulhos, de onde a aeronave decola novamente em direção ao destino.
Para acomodar o grandalhão, foi necessário reservar uma área equivalente a três cargueiros. Um esquema especial de segurança foi montado e uma área para curiosos, separada. Houve quem viajasse de outro estado só para acompanhar o pouso histórico.
Origem
O desenho do Antonov foi desenvolvido para o Programa Espacial da União Soviética, substituindo o antigo Myasishchev VM-T usado para transportar ônibus espaciais. A aeronave subiu aos ares pela primeira vez em 1988 e atualmente é operada pela companhia ucraniana Antonov Airlines.