China: entrada dos EUA no Banco Asiático seria um passo positivo

© liondwPraça da Paz Celestial, Pequim, China.
Praça da Paz Celestial, Pequim, China. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Provável entrada dos EUA na composição dos estados-membros do Banco Asiático de Investimento em infraestrutura (AIIB, sigla em inglês) seria um passo benéfico, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Geng Shuang, na terça-feira (15) durante reunião.

Na segunda-feira, o presidente do AIIB, Liqun Jin, disse que durante o mandato de Trump, existe a possibilidade de os EUA se tornarem membro do banco. Segundo ele, muitas pessoas da equipe de Trump acreditam que a decisão do presidente dos EUA, Barack Obama, de não aderir ao AIIB, foi errada. De acordo com Jin, há uma possibilidade de entrada dos Estados Unidos ao AIIB sob a administração de Donald Trump, eleito presidente dos Estados Unidos em 8 de novembro.

"O banco foi criado para promoção de desenvolvimento da infraestrutura na Ásia e satisfação das necessidades de investimentos essenciais para progresso da vida das pessoas na região. Sendo assim, se os EUA, maior economia mundial, aderirem ao ABII, seria um passo benéfico", disse Geng Shuang.

A Terra vista da Estação Espacial Internacional - Sputnik Brasil
China lança satélite meteorológico para prevenir desastres naturais
Segundo ele, após a criação do AIIB, o banco já recebeu apoio de muitos países.

O Banco Asiático de investimento em infraestrutura conta com 57 países-membros. Acordo sobre a criação do banco foi assinado em 29 de Junho de 2015. O AIIB foi criado para financiamento de projetos de infraestrutura na região da Ásia-Pacífico e, atualmente, possui um capital estimado em 100 bilhões de dólares. A maioria dos votos no Conselho de Administração do Banco recebeu a China, Índia e a Rússia.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала