O Chefe do Executivo do Google, Sundar Pichai, vai se reunir em Bruxelas com a comissária Europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, e Guenther Oettinger, comissário Europeu para a Economia e Sociedade Digital, na próxima sexta-feira (18). A informação foi confirmada por porta-vozes da empresa e da UE.
A multinacional americana é acusada pela Comissão Europeia de obrigar fabricantes de smartphones a pré-instalar o sistema Android para que possam manter relações comerciais com a Google. Se condenada, a empresa vai enfrentar uma multa na casa dos milhões de euros. O julgamento é esperado para o próximo ano.
Na semana passada, o advogado geral do Google, Kent Walker, argumentou que o sistema operacional Android da empresa ajuda a concorrência, refutando as acusações de que a empresa usa a plataforma para esmagar os rivais. A empresa Mountain View, na Califórnia, também rejeitou as acusações de que promoveu injustamente o seu serviço de compras e bloqueou os rivais na publicidade online.