Capacidade do S-500 põe a perder todos os esforços do Pentágono

© Sputnik / Mikhail Voskresensky / Acessar o banco de imagensSistema de defesa antiárea russo S-400 Triumf, região de Moscou, Rússia
Sistema de defesa antiárea russo S-400 Triumf, região de Moscou, Rússia - Sputnik Brasil
Nos siga no
O sistema antimíssil de novíssima geração, o S-500 Prometey, também conhecido como 55R6M Triumfator-M, permitirá à Rússia proteger grandes áreas das armas ofensivas mais letais, incluindo armas hipersônicas e mísseis balísticos intercontinentais.

Victor Murakhovsky, analista militar, falou à Rádio Sputnik sobre a capacidade dos mísseis russos S-500. O analista descreveu o S-500 como um sistema da vanguarda e antibalístico avançado, universal, multifuncional e integrado, que deve substituir o S-300 e complementar o complexo S-400.

"Este é o próximo passo: possuir capacidade de defesa aérea para os níveis operacionais e estratégicos", salientou ele.

"O S-500 nos permite proteger regiões inteiras de mísseis balísticos intercontinentais e outras armas avançadas, incluindo as aeronaves hipersônicas que atualmente se desenvolvem nos EUA".

O especialista acrescentou que o S-500 também será capaz de atingir alvos no espaço próximo, incluindo satélites equipados com sistemas de supervisão eletro-ópticos.

Misseis de DAM S-400 Triumf - Sputnik Brasil
Mísseis S-500 são um desafio científico e industrial extremamente complicado
"É uma grande decepção para o Pentágono: tanto dinheiro gasto em criar um sistema para o chamado ‘ataque global rápido', para desenvolver aeronaves hipersônicas e mísseis de cruzeiro. E tudo 'vai pelo vaso sanitário'. São centenas de milhares de milhões de dólares", explicou o especialista militar. Murakhovsky também afirmou que os dirigentes do Pentágono em alguns documentos expressaram sua preocupação por a Rússia estar criando, segundo eles, "zonas escuras de acesso limitado ou proibido" em suas fronteiras, em particular, na região de Kaliningrado e no Extremo Oriente.

Além disso, o mais recente sistema de defesa aérea da Rússia "faz com que os americanos se sintam nervosos, tendo em conta que o S-500 é um sistema puramente defensivo e que os Estados Unidos se retiraram unilateralmente do Tratado de Mísseis antibalísticos".

Uma jovem passa ao lado do sistema de defesa antiaérea S-400 - Sputnik Brasil
S-400 e S-500 serão 'invisíveis'
Washington decidiu se retirar do tratado em 2001, deixando sem efeito um dos acordos internacionais sobre armamento mais importantes. As características técnicas do complexo S-500, projetado pela Almaz Antey, permitem detectar e atacar simultaneamente até dez ogivas separadas dos mísseis balísticos, que voem a uma velocidade de até 7 quilômetros por segundo, o que equivale a 25.000 km/h. O S-500 será uma atualização importante do complexo S-400 de última geração, que já está em serviço.

"É claro que o S-500 é destinado a servir como um sistema de mísseis antibalístico de alta altitude para a defesa nacional, que poderia ser útil para o A2-AD — [anti-access/area denial, na sigla em inglês) e para funções antissatélite. É projetado para ser móvel e difícil de detectar, para resistir aos ataques de supressão de defesa aérea", escreveu anteriormente Sebastien Roblin no The National Interest.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала