O mandatário armênio concedeu uma entrevista exclusiva à Sputnik Armênia. Entre outros vários assuntos, Sargsian falou do conflito em Nagorno-Karabakh, área disputada entre Armênia e Azerbaijão.
"Nós não possuímos as capacidades financeiras do Azerbaijão, mas trabalhamos para equilibrar a situação por meio de um antídoto. Eu acho que os [mísseis] Iskander são este antídoto. Com certeza, a corrida armamentista não é algo desejável, mas que outra coisa se pode fazer se estamos constantemente ameaçados de guerra, de exterminação física. Estamos forçados a aplicar algumas medidas fortes", disse o presidente armênio.
A Armênia é o único país — além da Rússia — que tem os mísseis balísticos táticos Iskander, de fabricação russa.
Sargsyan notou também que a Armênia e a Rússia fazem parte de um acordo mútuo de manter o equilíbrio das forças na região — o que condicionou o consentimento da Rússia para fornecer os mísseis.
Serj Sargsyan não deixou de destacar o papel da Rússia, que, segundo ele, é o ator-chave na região, nomeadamente por ter ajudado a cessar as hostilidades em Nagorno-Karabakh mais cedo neste ano, em abril.
Em breve, não perca a entrevista completa com o presidente armênio no site da Sputnik Brasil.