Mais da metade da população dos EUA (59%) disse que a mídia local e nacional foram tendenciosas. A enquete foi realizada pela empresa de pesquisa TNS UK nos EUA para a agência de notícias e rádio Sputnik.
Segundo a pesquisa, 16% dos norte-americanos pensam que a mídia nacional favoreceu um dos candidatos, mas que os meios de comunicação locais eram imparciais. 5%, pelo contrário, acreditam que apenas a mídia local era tendenciosa, mas a mídia nacional, não. O número daqueles que acreditam que a mídia dos EUA deu uma informação equilibrada sobre os candidatos foi de apenas 20%.
A enquete foi realizada pela empresa de pesquisa TNS UK a pedido da agência de notícias e rádio Sputnik entre 3 e 7 de novembro de 2016 nos EUA. Foi colocada a seguinte pergunta: "Se considerarmos a campanha presidencial nos Estados Unidos, acha que a mídia favoreceu algum dos candidatos?" A amostra dos entrevistados foi constituída por 1012 pessoas com idade entre 18 a 64 anos, representativa da população dos Estados Unidos nesta faixa etária. O erro de amostragem máximo para os dados em todo o país é de +/- 3,1%, com um nível de confiança de 95%.
O que é o Sputnik-Opinião?
É um projeto internacional de estudo da opinião pública que foi posto em prática a partir de janeiro de 2015. As conhecidas empresas Populus, forsa e IFop são parceiras do projeto. No quadro da Sputnik-Opinião são realizadas regularmente pesquisas em vários países da Europa e dos EUA sobre os temas sociais e políticos de maior atualidade.
A Sputnik é uma agência de notícias e rádio com representações e redações multimídia em dezenas de países. A Sputnik inclui sites (34 ao todo), emissões rádio analógicas e digitais, aplicativos para celular e páginas nas redes sociais. As feeds de notícias da Sputnik aparecem 24 horas em inglês, árabe, espanhol e chinês.