Enquete: mídia dos EUA influenciou eleições presidenciais

© REUTERS / Jonathan ErnstDonald Trump e Hillary Clinton participam do primeiro debate presidencial na Universidade de Hofstra, em Hempstead, Nova York
Donald Trump e Hillary Clinton participam do primeiro debate presidencial na Universidade de Hofstra, em Hempstead, Nova York - Sputnik Brasil
Nos siga no
De acordo com os dados da mais recente enquete Sputnik-Opinião, a grande maioria dos norte-americanos (80%) acredita que a mídia foi mais favorável a um dos candidatos na sua cobertura das eleições presidenciais nos Estados Unidos.

Mais da metade da população dos EUA (59%) disse que a mídia local e nacional foram tendenciosas. A enquete foi realizada pela empresa de pesquisa TNS UK nos EUA para a agência de notícias e rádio Sputnik.

© SputnikEnquete: mídia dos EUA influenciou eleições presidenciais
Enquete: mídia dos EUA influenciou eleições presidenciais - Sputnik Brasil
Enquete: mídia dos EUA influenciou eleições presidenciais

Segundo a pesquisa, 16% dos norte-americanos pensam que a mídia nacional favoreceu um dos candidatos, mas que os meios de comunicação locais eram imparciais. 5%, pelo contrário, acreditam que apenas a mídia local era tendenciosa, mas a mídia nacional, não. O número daqueles que acreditam que a mídia dos EUA deu uma informação equilibrada sobre os candidatos foi de apenas 20%.

A enquete foi realizada pela empresa de pesquisa TNS UK a pedido da agência de notícias e rádio Sputnik entre 3 e 7 de novembro de 2016 nos EUA. Foi colocada a seguinte pergunta: "Se considerarmos a campanha presidencial nos Estados Unidos, acha que a mídia favoreceu algum dos candidatos?" A amostra dos entrevistados foi constituída por 1012 pessoas com idade entre 18 a 64 anos, representativa da população dos Estados Unidos nesta faixa etária. O erro de amostragem máximo para os dados em todo o país é de +/- 3,1%, com um nível de confiança de 95%.

O que é o Sputnik-Opinião?

É um projeto internacional de estudo da opinião pública que foi posto em prática a partir de janeiro de 2015. As conhecidas empresas Populus, forsa e IFop são parceiras do projeto. No quadro da Sputnik-Opinião são realizadas regularmente pesquisas em vários países da Europa e dos EUA sobre os temas sociais e políticos de maior atualidade.

A Sputnik é uma agência de notícias e rádio com representações e redações multimídia em dezenas de países. A Sputnik inclui sites (34 ao todo), emissões rádio analógicas e digitais, aplicativos para celular e páginas nas redes sociais. As feeds de notícias da Sputnik aparecem 24 horas em inglês, árabe, espanhol e chinês.

Conheça outras enquetes da Sputnik-Opinião.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала