A novidade foi anunciada na última terça-feira, 15, pelas autoridades americanas. De acordo com o comunicado do USGS, essa reserva é três vezes maior do que a avaliação de recursos feita em 2013 na bacia Bakken-Three Forks, em Montana e Dakota do Norte.
Our biggest estimate of continuous oil yet-20 billion barrels in Texas' Midland Basin: https://t.co/CJJ25C82S6 pic.twitter.com/znqonVMoeC
— USGS (@USGS) 15 ноября 2016 г.
"O xisto de Wolfcamp, na porção da bacia de Midland, contém estimados 20 bilhões de barris de petróleo, 16 trilhões de pés cúbicos de gás natural associado e 1,6 bilhão de barris de gás natural líquido, de acordo com uma avaliação do Serviço Geológico dos EUA", diz a nota.
Segundo Walter Guidroz, coordenador do Programa de Recursos Energéticos do USGS, a recente descoberta demonstra que mesmo em áreas que já produziram bilhões de barris de petróleo, há possibilidades de se encontrar outros bilhões de barris.
"As mudanças na tecnologia e nas práticas da indústria podem ter efeitos significativos sobre quais recursos são tecnicamente recuperáveis, e é por isso que continuamos a fazer avaliações pelos Estados Unidos e pelo mundo", disse ele.