Aconteceu durante a celebração de acordos finais da reunião do Conselho Intergovernamental da Comunidade Econômica Euroasiática: o chefe do governo russo elogiou seus parceiros da Bielorrússia por “terem se comportado da maneira altamente construtiva”. Em resposta, o homólogo bielorrusso de Medvedev, Andrei Kobyakov, frisou que o café oriental o ajudou muito.
“Ele disse – me tragam um Americano. Isso não soa politicamente correto!”, disse Medvedev, referindo-se a um dos participantes da sessão, e propôs mudar o nome da bebida.
“Que seja Russiano!”, manifestou o premiê russo.
Em 2014, após reunificação com a Rússia, algumas cafetarias na Crimeia já mudaram o nome do Americano para Crimeiano.
Um dos bares na região russa de Ekaterimburgo decidiu seguir o conselho de Dmitry Medvedev, mudando o cardápio do bar. De Americano, nome com o qual todo o mundo já parecia estar habituado, passou a ser Russiano, diz-se na página oficial do estabelecimento no Facebook.
"Nosso bar… Foi o primeiro de todos a seguir o conselho do premiê <…> e mudou todos os nomes politicamente incorretos no nosso cardápio para outros, mais russos e patrióticos”, comunica a administração do bar.
O novo cardápio recebeu o nome de “Premiê”. O café não foi a única bebida a ser renominado. Por exemplo, uísque American Honey passou a ser Rússia Doce, e o coquetel B-52 agora se chama Su-34.