Anteriormente o Pentágono havia comprado helicópteros à Rússia para o exército afegão, mas desde 2013 não foi realizada mais nenhuma compra. No entanto, os militares americanos continuam ajudando o lado afegão na aquisição de peças e manutenção dos aparelhos que estão ao serviços da aviação do Afeganistão.
Os EUA sempre destacaram que o Mi-17 é muito conveniente para a Força Aérea afegã e que não chegou a hora de desistir deles. No projeto da lei orçamentária do final de 2015 as novas compras de helicópteros foram retiradas da lista de sanções antirrussas.
O senador Blumenthal disse que se trata de um passo muito "amadurecido". Ele chamou a compra de helicópteros russos de "um absurdo que agora vai acabar". Murphy e DeLauro nas suas declarações também mencionaram as divergências com a Rússia sobre a Síria e Ucrânia e saudaram a intenção do Pentágono.
O Pentágono ainda não fez um comentário oficial.
Os helicópteros russos Mi-17 são a versão de exportação do helicóptero Mi-8MT (versão modernizada do Mi-8). O Mi-17 é um helicóptero multifuncional que pertence à categoria média. É exportado para cerca de 20 países em todo o mundo.