Califórnia independente quer cooperar com a Rússia

© AFP 2023 / Mark Ralston / GETTY IMAGES NORTH AMERICAFoto de arquivo (1 de maio de 2016) mostra protesto contra presidenciável Donald Trump
Foto de arquivo (1 de maio de 2016) mostra protesto contra presidenciável Donald Trump - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os apoiantes da separação do estado norte-americano da Califórnia querem abrir um escritório na Rússia.

O jornal The Business Insider divulgou neste domingo (20) que o grupo de ativistas Yes California, que apareceu ainda antes as eleições presidenciais, quer ter uma representação na Rússia.

Polícia patrulha ruas após tiroteio na Califórnia (arquivo) - Sputnik Brasil
Tiroteio durante eleições deixa feridos na Califórnia
O líder dos ativistas, Louis Marinelli, se deslocou à Rússia dois meses atrás para se encontrar com representantes do movimento antiglobalista russo. Segundo Marinelli, os membros do movimento russo partilham a opinião dele de que o estado de Califórnia tem direito à autodeterminação.

O líder do assim chamado CalExit (a sigla criada por palavras em inglês "exit" — saída e California) nota que a representação da organização não tratará de assuntos diplomáticos e será só um centro de divulgação que dará a conhecer aos russos a história e a cultura deste estado norte-americano. Assim, o líder espera que o centro apoie o turismo e as relações comerciais, o que permitirá à Califórnia se separar e alcançar a independência em breve.

Protestos contra Donald Trump em Oakland, Califórnia, 9 de novembro de 2016 - Sputnik Brasil
#CalExit: Californianos pedem independência dos EUA após vitória de Trump
O artigo destaca que Marinelli reside na Califórnia e é ex-professor de russo. 

Enquanto isso, o hashtag criado para a organização #CalExit continua ganhando popularidade nas redes sociais, especialmente após 9 de novembro, quando foram anunciados os resultados das eleições presidenciais.

O hashtag é um análogo direto do Brexit, o que significa a saída da Grã-Bretanha da União Europeia, pela qual os cidadãos britânicos votaram em junho do ano corrente.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала