O epicentro do terremoto foi registrado no mar, aproximadamente a 67 quilômetros a nordeste de Iwaki, de acordo com o Centro Meteorológico Japonês.
"Please evacuate to high ground…the tsunami could come at any moment," says @nhk_news announcer. #Fukushima #Japan #quake pic.twitter.com/SulxGcIz57
— Steve Herman (@W7VOA) 21 ноября 2016 г.
O alerta emitido pelas autoridades japonesas informa que pequenos tsunamis locais podem ser gerados por maremotos com uma magnitude de 6,8 ou mais. Grandes tsunamis regionais e oceânicos são geralmente associados a maremotos de magnitude acima de 8,0.
"As ondas de tsunami devem atingir repetidamente. Não deixem solo seguro até que o aviso seja suspenso", diz o alerta.
O Centro Meteorológico Japonês afirmou que existe um risco de tsunami a qualquer momento.
Segundo relatos da mídia japonesa, a central nuclear de Fukushima, localizada no leste do Japão, não foi afetada pelo terremoto.
This is an image of the Fukushima Nuclear Plant from NHK with the text "evacuate immediately." Unsettling #japanquake pic.twitter.com/9sYIFD8uuP
— Jake Milstein (@MilsteinKIRO7) 21 ноября 2016 г.
Em 2011, após o terremoto com magnitude de 9,0 e uma onda gigante de 15 metros, a usina nuclear de Fukushima sofreu danos substanciais, causando a maior catástrofe nuclear após Chernobyl. A tragédia resultou em 20 mil mortos e desaparecidos.