De acordo com o presidente da Instituição, Paulo Caffarelli, o Banco do Brasil vai rever e redimensionar toda sua infraestrutura de organização em todos os níveis, incluindo mudanças em toda a sua rede de atendimento, buscando ampliar os serviços digitais.
"Hoje 67% de todas as transações que acontecem no Banco do Brasil já acontecem por meio digital, seja pela internet, seja pelo mobile. Do ano passado para cá a internet tinha o maior volume de transações, hoje o mobile já tem esse maior volume. O ponto mais importante nesse processo todo hoje chama-se eficiência operacional e o Banco do Brasil está se readequando para um novo momento, para uma nova era de competição bancária, onde a participação digital vai ter predominância e nós precisamos também readequar os nossos custos administrativos."
Dentro do novo plano de reestruturação do BB, 379 agências vão se tornar postos de atendimento, outras 255 agências digitais serão criadas, sem posto físico, 31 superintendências regionais serão fechadas e três diretorias extintas.
No que diz respeito a redução de pessoal, o Banco informa que 18 mil empregados que já poderiam estar aposentados ainda continuam na ativa. Pelo menos 10 mil deles poderão optar pela aposentadoria até 9 de dezembro, recebendo alguns benefícios por isso.
Quanto aos clientes que vão ter agências fechadas, o BB também explica que todos serão informados, sem prejuízos ainda para aqueles que recebem aposentadoria, conta salário e Bolsa Família.