"A nossa posição é intransigente e consequente, a Sérvia não se está preparando e não está disposta a se juntar às sanções da UE contra a Rússia", disse Terzic no ar da rádio Govorit Moskva.
"O nosso governo, como sabem, está negociando com a UE, está em curso um processo de concordância em diferentes capítulos. O processo é bastante complexo. Mas, por outro lado, nós queremos continuar nossas relações muito amistosas com a Rússia, como sempre aconteceu ao longo da história, o ministro, o primeiro-ministro e o presidente também já o declararam por várias vezes. Neste sentido, parece-me que a nossa posição em relação às sanções não irá mudar", acrescentou ele.
Em dezembro de 2015, a Sérvia e a UE abriram as primeiros dois capítulos do dossiê de negociações para a adesão à UE, mais tarde as partes abriram mais dois capítulos. O primeiro- ministro sérvio Aleksandar Vucic disse que esperava o final das negociações para a entrada da república na União Europeia em 2019. Entretanto, o governo da Sérvia declarou reiteradamente que não vai apoiar as sanções do Ocidente em relação à Rússia.
O Conselho da UE afirmou a prolongação das sanções até 15 de março de 2017 em relação à "lista negra" de pessoas físicas e organizações russas.