ONU: 8 mil civis deixaram Mossul nos últimos quatro dias

© Sputnik / HİKMET DURGUNIn this photo residents of Mosul and the nearby villages are seen being accomodated in the Hazir refugee camp
In this photo residents of Mosul and the nearby villages are seen being accomodated in the Hazir refugee camp - Sputnik Brasil
Nos siga no
Mais de 86 mil pessoas conseguiram deixar Mossul desde o início da ofensiva para a retomada da cidade iraquiana, há pouco mais de um mês. Só nos últimos quatro dias, segundo o porta-voz das Nações Unidas, Stéphane Dujarric, foram 8.200 civis que deixaram a região.

Exército iraquiano nos arredores de Mossul - Sputnik Brasil
Exército iraquiano expulsa Daesh, hasteando bandeira em aldeia a leste de Mossul
A Organização Internacional para as Migrações informou em seu portal na internet que os movimentos migratórios foram especialmente significativos no dia 19 de novembro, quando 6.120 pessoas, de 1.200 famílias, deixaram o centro de Mossul em meio a uma série de ataques com morteiros promovidos por terroristas do Daesh. 

"A maioria dos deslocados são do distrito de Mossul", disse Dujarric em coletiva de imprensa. "A maior parte desses, 98% dos deslocados, está vivendo dentro da província de Ninawa".

No dia 17 de outubro, forças do governo iraquiano e milícias curdas, apoiadas pela coalizão liderada pelos EUA, deram início a uma grande ofensiva para reconquistar Mossul, dominada desde 2014 pelos extremistas do grupo Daesh. A cidade é considerada a capital iraquiana do califado.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала