Em 1995, Ryazan chamou a atenção da mídia após ter realizado aquilo que ficou marcado como a entrega mais rápida do mundo de uma correspondência, quando um de seus mísseis balísticos percorreu 8 mil quilômetros em apenas 20 minutos para entregar uma cápsula contendo alguns componentes de aparelhos científicos na Rússia. O projétil foi lançado a partir do mar de Barents, com destino final na península de Kamchatka. O feito foi registrado no Livro Guinness dos Recordes.
Ryazan foi incorporado à Marinha soviética em 1982 e realizou várias expedições sob o gelo no Ártico, com destaque à missão de 1982, quando chegou ao Pólo Norte depois de ter viajado dois meses pelas águas geladas da região. Entre 2005 e 2007, o submarino passou por uma completa renovação e, em abril de 2015, foi submetido a novos trabalhos de manutenção e modernização no estaleiro russo Zvezda, no Extremo Oriente do país.
Ryazan tem um deslocamento de 16.000 toneladas e um comprimento estimado de 155 metros. Com uma tripulação de 130 pessoas e equipado com 16 lançadores de míssil balístico R-29, é capaz de atingir velocidades de até 24 nós.