Exército egípcio anuncia morte de 8 militares em ataque terrorista no Sinai

© AFP 2023 / STRINGER Forças de Segurança do Egito no norte do Sinai
Forças de Segurança do Egito no norte do Sinai - Sputnik Brasil
Nos siga no
Oito soldados egípcios foram mortos nesta quinta-feira (24) em um ataque com carro-bomba em um posto de controle no Sinai, onde um grupo ligado ao Daesh (autodenominado Estado Islâmico) lidera uma insurgência, segundo declarou o Exército do Egito.

"Um grupo de terroristas armados atacou um dos nossos postos de controle no norte do Sinai", disse um porta-voz militar egípcio. "Um ataque com carro-bomba, os confrontos que se seguiram e a explosão de um veículo causou a morte de oito membros das forças armadas", informou a nota, acrescentando que os militares mataram três dos atacantes.

Entretanto, houve relatos conflitantes sobre o ocorrido.

Península do Sinai - Sputnik Brasil
Força Aérea do Egito ataca militantes no Sinai
A declaração disse que um carro-bomba e um dispositivo explosivo levaram à morte de oito militares. Outras fontes de segurança, porém, disseram anteriormente que os assaltantes haviam disparado duas granadas propelidas por foguetes no posto de controle ao sul da cidade de al-Arish, e que três caminhões que levavam homens mascarados passaram pelo local e abriram fogo.

Não houve reivindicação imediata de responsabilidade pelo ataque por parte de nenhum grupo. No entanto, uma insurgência islâmica na península do Sinai, acidentada e pouco povoada, vem ganhando proporção desde que os militares derrubaram o presidente Mohamed Mursi (que pertencia à Irmandade Muçulmana, o movimento islâmico mais antigo do Egito) em meados de 2013, após protestos em massa contra seu governo. Este grupo insurgente prometeu fidelidade ao Estado Islâmico em 2014, adotou o nome de Província do Sinai e é responsável pela morte de centenas de soldados egípcios e policiais desde então.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала