Amor fraterno? Canal de TV finlandês diz aos espectadores que 'a Suécia é uma m*rda'

© Foto / twitter.comCanal de TV
Canal de TV - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os finlandeses e os suecos, tal como todos os países vizinhos, tentam manter uma relação saudável entre si, mas por vezes o “verniz estala”. Um canal de televisão finlandês provou isso mesmo ao insultar a Suécia ao vivo esta semana.

A estação de televisão finlandesa MTV3, que não tem nenhuma relação com o canal de entretenimento MTV, abriu a sua notícia das 7h30 com um texto inesperado, que dizia "A Suécia é m*rda". O texto apareceu na tela quando o âncora, Jouni Sipila, acabou de falar sobre os planos de Donald Trump de se retirar da Parceria Trans-Pacífica e passou para o recente terremoto e o subsequente alerta de tsunami em Fukushima, no Japão, informou o jornal finlandês Ilta-Sanomat.

​Depois de alguns segundos, o texto desapareceu, mas espectadores atentos conseguiram capturar a mensagem e até mesmo fazer alguns screenshots. Em poucos minutos, o hashtag #ruotsionkakka ganhou popularidade.

"Então é assim que preservamos as boas relações com nosso vizinho ocidental", comentou um usuário finlandês do Facebook.

Mulheres muçulmanas - Sputnik Brasil
Inimigo interno? Finlândia agitada por crescente ameaça terrorista
O apresentador Jouni Sipila, que, julgando por sua expressão facial, não tinha consciência do texto ofensivo, admitiu que um "episódio significativo" tinha ocorrido. Merja Yla-Anttila, editora-chefe da MTV3, optou por não fazer comentários.

Embora os finlandeses e os suecos em geral desfrutem de uma relação de vizinhança saudável e pacífica, os suecos são um tema recorrente nas piadas e troças finlandesas. Esta relação de amor-ódio se reflete na permanente rivalidade entre as turmas nacionais de hóquei no gelo da Finlândia e da Suécia, que são coloquialmente conhecidas como Os Leões e As Três Coroas. Além disso, a história comum dos países nórdicos de cerca de cem anos é considerada por alguns finlandeses como "a ocupação sueca de 500 anos", enquanto outros veem os suecos como tendo um "complexo de irmão mais velho" e uma atitude condescendente.

Hoje, os finlandeses que falam sueco constituem cerca de 5,5 por cento da população finlandesa e estão concentrados principalmente na área costeira. Além disso, há um forte sentimento popular contra os suecos, sendo um assunto escolar obrigatório entre falantes finlandeses nativos (que constituem 92 por cento da população finlandesa de 5,4 milhões).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала