Bana Alabed tem sete anos de idade e é conhecida na rede social por relatar o seu dia-a-dia em Aleppo, uma das cidades mais afetadas pelos bombardeios do conflito sírio.
My friends this is not the moon, this is bomb falling now. Please pray for us tonight. I am afraid. — Bana #Aleppo pic.twitter.com/1jpy87rSrn
— Bana Alabed (@AlabedBana) 23 de novembro de 2016
Meus amigos, isto não é a lua, é uma bomba caindo agora. Por favor, rezem por nós esta noite. Eu estou com medo.
No último dia 21 de novembro, a menina assistiu aos filmes da série "Harry Potter". A mãe da criança mais tarde tweetou em nome da filha dizendo que ela queria ler os livros, mas eles não estavam disponíveis para venda onde eles vivem. A casa da família fica localizada ao Leste de Aleppo, controlada por rebeldes e terroristas e uma das áreas mais violentas da Síria.
@AlabedBana Bana, I hope you do read the book, because I think you'd like it. Sending you lots and lots of love xxx
— J.K. Rowling (@jk_rowling) 21 de novembro de 2016
Horas depois, o agente da autora Neil Blair enviou uma mensagem para Bana, oferecendo uma cópia eletrônica para a menina (o serviço de correio não tem entregado correspondências em vários bairros de Aleppo por causa da guerra). A menina, mais tarde, gravou um vídeo agradecendo a autora.
Hello my friend @jk_rowling, I started reading your books now, my heart is for you. Thank you. — Bana #Aleppo #StandWithAleppo pic.twitter.com/MHtOIFzwuI
— Bana Alabed (@AlabedBana) 24 de novembro de 2016
O site Mashable confirmou que Bana recebeu os arquivos e já está lendo.