No início deste mês, um caça J-16 da força aérea chinesa disparou um míssil ar-ar de longuíssimo alcance (VLRAAM, na sigla em inglês), com o qual destruiu um drone que estava a várias centenas de quilômetros.
Estima-se que o míssil teria um alcance de cerca de 480 km.
"Este míssil poderia facilmente ultrapassar qualquer míssil ar-ar dos Estados Unidos ou de qualquer um de seus aliados da OTAN”, diz a publicação.
Além disso, o projétil teria um motor potente com os quais atingiria velocidades de Mach 6, aumentando significativamente a área onde o alvo não poderia escapar do míssil, enquanto ele estivesse usando apenas a sua velocidade e capacidade de manobra. Inclusive alvos supersônicos, como os caças stealth de última geração, seriam atingidos, diz a revista.
O novo míssil chinês tem quase 6 metros de comprimento e cerca de 33 centímetros de diâmetro. Ele é equipado com um poderoso radar de varredura eletrônico, um rastreador infravermelho e um sistema de navegação por satélite. Além disso, tem propulsores laterais incorporados em sua parte traseira para aumentar sua capacidade de manobra no trajeto final.
China’s J-16 Fighter Jet & Its New Mysterious Missile (Photos) https://t.co/TKalaw0xzy pic.twitter.com/BwTTE53WRX
— SouthFront (@southfronteng) 22 ноября 2016 г.