Uma invasão de besouros invadiu Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, e cidades da região metropolitana. Na cidade, os insetos se concentraram principalmente na região central, próximo a uma estação de metrô, mas também há relatos nas cidades de Jaboticatubas, Lagoa Santa, Vespasiano e Caeté.
A maioria relata temor com os bichos e há relatos de queimaduras causadas por um óleo produzido pelo inseto.
— yes man (@minsya_) 10 de dezembro de 2013
Post by Antonio Miranda.
De acordo com o site Insetologia, o besouro é da espécie Euchroma gigantea. Apesar de não possuir veneno e não atacar humanos, o inseto é considerado uma praga urbana, já que suas larvas costumam comer as raízes e os troncos das árvores.
Sputnik tentou contato com a secretária de saúde de Jaboticatubas, Maria de Fátima Soares Nogueira mas ela não foi localizada. A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais enviou nota:
"A proliferação de besouros de todos os tipos é bastante comum nessa época do ano, em decorrência do calor e da umidade. Porém, eles não oferecem risco para as pessoas. Para evitá-los dentro de casa, é preciso manter portas e janelas fechadas e diminuir a luz, que os atrai para dentro das residências".