"A posição do ministro da Defesa Nacional da Grécia em relação à Rússia é clara – a Rússia não é nosso inimigo, a Rússia é nosso aliado. O nosso inimigo é o Daesh e grupos terroristas. Ninguém mais", revelou a fonte.
O interlocutor da agência foi questionado sobre se a questão de proibir a entrada de navios da Marinha russa foi levantada durante a visita do presidente dos EUA Barack Obama à Grécia. Ele respondeu que "não houve pressão".
"Mesmo que Obama quisesse exercer pressão, nós não iriamos discutir isso. Também houve uma discussão em torno de Chipre, pois o presidente grego (Prokopis Pavlopoulos) informou Obama que nós não aceitamos a manutenção das tropas de ocupação (turcas no Chipre) e o sistema de garantias", destacou o interlocutor.
O interlocutor qualificou como "justa" a declaração do porta-voz do Ministério da Defesa russo Igor Konashenkov, que informou que a Rússia não é parte integrante da UE e não está ligada às sanções.
Anteriormente a mídia ocidental acusou a Grécia e o Chipre de terem violado as sanções da UE que proíbem o fornecimento de combustível à Síria. Por seu turno, o Ministério da Defesa russo informou que as "intrigas, restrições e sanções" impostas internamente pela UE não estão relacionadas "de forma nenhuma" com o grupo aéreo russo.