México
O presidente do México, Enrique Peña Nieto, lamentou a morte do líder histórico da Revolução cubana, Fidel Castro, que faleceu aos 90 anos de idade.
Lamento a morte de Fidel Castro, líder da Revolução cubana e de figura emblemática do século XX.
Lamento el fallecimiento de Fidel Castro Ruz, líder de la Revolución cubana y referente emblemático del siglo XX.
— Enrique Peña Nieto (@EPN) 26 ноября 2016 г.
Fidel Castro foi um amigo do México, promotor de uma relação bilateral baseada no respeito, diálogo e solidariedade.
Fidel Castro fue un amigo de México, promotor de una relación bilateral basada en el respeto, el diálogo y la solidaridad.
— Enrique Peña Nieto (@EPN) 26 ноября 2016 г.
Bolívia
O presidente da Bolívia, Evo Morales, expressou sua dor pelo falecimento de Fidel Castro "Estou afligido com a partida do irmão comandante Fidel", declarou o mandatário boliviano à cadeia Telesur via telefone. "Acompanhamos neste momento tão difícil o povo cubano, o povo anti-imperialista", acrescentou Morales.
O presidente boliviano disse que a melhor homenagem ao líder histórico da Revolução cubana "é a unidade dos povos do mundo, é nunca esquecer sua resistência ao modelo imperialista e ao modelo capitalista".
Venezuela
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, expressou sua solidariedade com Cuba após a morte de Fidel Castro.
Acabei de falar com o presidente Raúl Castro para expressar a solidariedade e amor ao povo de Cuba com a partida do Comandante Fidel Castro
Acabo de hablar con el Presidente RaúlCastro para transmitir la Solidaridad y Amor al PueblodeCuba ante la partida del ComandanteFidelCastro
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) 26 ноября 2016 г.
O líder venezuelano destacou que Fidel Castro e o antigo presidente de seu país, Hugo Chávez, que morreu em 2013, "deixaram desbravado o caminho da libertação de nossos povos".
O presidente venezuelano, além disso, publicou em sua conta no Twitter fotos de Fidel Castro em que ele aparece, entre outros, acompanhado de Hugo Chávez, do presidente da Bolívia, Evo Morales, e do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela.
Hizo historia junto a los Pueblos del Mundo para señalar un Camino de Dignidad…Historia Grande con los principios de Bolívar y Martí… pic.twitter.com/dR4IzFre28
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) 26 ноября 2016 г.
El Salvador
O presidente do El Salvador, Salvador Sánchez, expressou sua solidariedade com Cuba após a morte de Fidel Castro.
Fidel viverá para sempre nos corações dos povos solidários que lutamos por justiça, dignidade e fraternidade.
Fidel vivirá siempre en los corazones de los pueblos solidarios que luchamos por la justicia, dignidad y fraternidad.
— Salvador Sánchez (@sanchezceren) 26 ноября 2016 г.
Equador
O presidente do Equador, Rafael Correa, também expressou condolências a Cuba após a morte de Fidel Castro.
Partiu um grande. Morreu Fidel.
Viva Cuba! Viva a América Latina!
Se fue un grande. Murió Fidel.
— Rafael Correa (@MashiRafael) 26 ноября 2016 г.
¡Viva Cuba! ¡Viva América Latina!
Rússia
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, também apresentou seus pêsames ao povo cubano e à família de Fidel Castro.
"O nome deste líder é por direito considerado como símbolo de uma época inteira na história moderna", destaca o telegrama do presidente da Rússia.
Putin sublinhou que Castro contribuiu muito para as relações russo-cubanas e foi um homem que encarnava os ideais de político, cidadão e patriota.
"A lembrança dele ficará para sempre nos corações dos cidadãos da Rússia", conclui Putin no telegrama.
O premiê russo, Dmitry Medvedev, destacou na sua página do Facebook que foi possível construir a amizade entre o povo russo e cubano graças à participação de Castro.
Medvedev disse que recordará para sempre os encontros com este homem excepcional e expressou suas condolências à família do ex-presidente cubano e ao povo de Cuba.
Outros líderes munidas se juntaram às condolências a Cuba, entre eles os presidentes da Índia, do Cazaquistão, do Azerbaijão, bem como vários políticos latino-americanos e europeus.