- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Lula sobre Fidel Castro: 'Sinto sua morte como a perda de um irmão mais velho'

© AFP 2023 / HOFidel Castro e Lula
Fidel Castro e Lula - Sputnik Brasil
Nos siga no
Ex-presidente encontrou com o líder cubano em várias ocasiões; Lula divulgou longa nota em que classifica Fidel como "maior de todos os líderes americanos".

Ex-presidente de Cuba, Fidel Castro - Sputnik Brasil
Ex-presidente cubano Fidel Castro morre aos 90
O ex-presidente Lula lamentou nesta manhã (26), a morte do ex-presidente de Cuba, Fidel Castro.

No texto, Lula classifica o líder cubano como o "maior de todos os líderes americanos" e disse que sente "sua morte como a perda de um irmão mais velho".

Os dois compartilharam relação de proximidade desde antes da eleição do metalúrgico para o cargo mais importante do País.

"Para os povos de nosso continente e os trabalhadores dos países mais pobres, especialmente para os homens e mulheres de minha geração, Fidel foi sempre uma voz de luta e esperança. Seu espírito combativo e solidário animou sonhos de liberdade, soberania e igualdade. Nos piores momentos, quando ditaduras dominavam as principais nações de nossa região, a bravura de Fidel Castro e o exemplo da revolução cubana inspiravam os que resistiam à tirania (…). Será eterno seu legado de dignidade e compromisso por um mundo mais justo", disse na nota.

Lula e Fidel se conheceram em julho de 1980, em Manágua, na Nicarágua durante comemorações do primeiro aniversário da revolução sandinista. Desde então, o ex-presidente brasileiro manteve relação amistosa com o líder da Revolução Cubana. Em agosto, ele congratulou Fidel por meio de nova pela passagem dos seus 90 anos.


Dilma e Temer

A ex-presidente Dilma Rousseff e o presidente Temer também se manifestaram sobre a morte de Fidel. Em seu site, Dilma declarou "solidariedade e carinho" pela dor do povo cubano e pelos familiares de Fidel.

"Fidel foi um dos mais importantes políticos contemporâneos e um visionário que acreditou na construção de uma sociedade fraterna e justa, sem fome nem exploração, numa América Latina unida e forte. Um homem que soube unir ação e pensamento, mobilizando forças populares contra a exploração de seu povo. Foi também um ícone para milhões de jovens em todo o mundo. Meus mais profundos sentimentos à família Castro, aos filhos e netos de Fidel, ao seu irmão Raul e ao povo cubano. Minha solidariedade e carinho neste momento de dor e despedida", afirmou.

Já Temer divulgou comunicado por meio da assessoria de imprensa em que diz que "Fidel Castro foi um líder de convicções. Marcou a segunda metade do século XX com a defesa firme das ideias em que acreditava".

O Planalto ainda não confirmou se o presidente ou qualquer outro líder brasileiro comparecerá aos ritos fúnebres de Fidel.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала