"Prestes a sair do cargo de secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry faz de tudo, até mesmo através de canais diplomáticos, para chegar a um acordo com a Rússia a fim de dar um basta no cerco de Aleppo", de acordo com o jornal Washington Post.
Segundo o jornal, os esforços são percebidos através das ligações telefônicas para o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, feitas duas vezes por semana, e também após o recente encontro dos diplomatas no âmbito da cúpula da APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico) no Peru.
O assessor do presidente da Rússia, Yuri Ushakov, afirmou que John Kerry se empenha ativamente para solucionar o conflito na Síria. O secretário de Estado dos Estados Unidos da América e o chefe da Chancelaria russa nunca tinham realizado contatos com tanta frequência sobre o respectivo assunto, acrescenta.
Conforme os últimos dados do Centro de Reconciliação russo, as tropas sírias libertaram, no domingo (27), oito bairros na zona leste de Aleppo, resultando na libertação de 2,5 mil reféns das mãos dos terroristas.
Administração de Donald Trump iniciará seus trabalhos logo após a tomada de posse do presidente eleito, prevista para o dia 20 de janeiro.