O aprimoramento russo 'pegou o Ocidente de surpresa', enquanto os peritos militares das OTAN já estão apelando para acelerar os trabalhos sobre os novos tipos inovadores de veículos com lagartas, diz a revista alemã Stern.
"Em cada parágrafo se sente medo", diz a Stern sobre o documento do Ministério da Defesa britânico que mais cedo foi publicado pelo The Telegraph. Mas a preocupação tão evidente é bastante justificada: "O T-14 é simplesmente irreprimível", diz o autor.
Mas não é só o tanque que provoca preocupação dos países-membros da OTAN. A plataforma de rastro do carro blindado Armata é universal e já se usa em 5 tipos de blindados russos. Deste modo, "os carros blindados construídos com estes elementos terão as mesmas vantagens que o novo tanque russo", diz-se no artigo.
A torre "não tripulada" e a armadura única, pequeno peso e alta velocidade, compacidade e tecnologias radioelétricas de ponta fazem com que o tanque russo seja um rival feroz para os blindados da OTAN. Além disso, a revista destaca os últimos comunicados do Ministério da Defesa russo sobre um drone que acompanhará o T-14 no campo de batalha, o que torna o Armata uma plataforma de combate "interativa" e exclusiva.