A instituição de ajuda humanitária brasileira, desde as primeiras horas do dia, está em contato direto com a Cruz Vermelha Colombiana, para atualização das informações. Voluntários da filial de Chapecó estão atuando no acolhimento das famílias das vítimas que estão chegando à Arena Condá, estádio do time local.
Em contato com as secretarias de Saúde do Estado de Santa Catarina e do Município de Chapecó, a CVB colocou a Equipe de Intervenção Psicológica em Acidentes Aéreos à disposição para atendimento às famílias das vítimas e aos torcedores da Chapecoense. Na necessidade, estes profissionais serão deslocados para a cidade catarinense, assim que houver a solicitação dos órgãos competentes.
A Equipe de Intervenção Psicológica em Acidentes Aéreos tem participado, há quatro anos, de diversos simulados em conjunto com empresas aéreas brasileiras e com o aeroporto da concessionária RioGaleão, no Rio de Janeiro. Também possui vasta experiência em catástrofes. Entre as atuações dos psicólogos da CVB estão o atendimento aos desabrigados das enchentes na região serrana do Rio de Janeiro, em 2011, e às vítimas do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.