Em seus sites oficiais, nas redes sociais ou por meio de declarações públicas, Avaí, Figueirense, Criciúma e Joinville divulgaram comunicados lamentando o ocorrido e expressando solidariedade ao rival nesta terça-feira.
"Não só a Chapecoense como o futebol mundial sofreu uma grande tragédia nesta madrugada e estamos todos muito tristes. É um clube catarinense que estava em um grande momento, disputando um título internacional e levando o nome de Santa Catarina para o mundo inteiro, construindo uma bonita história" afirmou em entrevista coletiva Wilfredo Brillinger, presidente do Figueirense, ao lado do presidente do Avaí Futebol Clube, Francisco Battistotti.
#ForçaChape A Nação Avaiana está com vocês! pic.twitter.com/uCFCxSp8xp
— Avaí Futebol Clube (@AvaiFC) 29 ноября 2016 г.
Seguindo o exemplo de muitos outros clubes, o Criciúma também destacou em sua página o luto em homenagem à Chape.
"O Criciúma Esporte Clube decreta luto oficial de três dias e a bandeira do Tigre localizada no estádio Heriberto Hülse ficará em meio mastro", diz a nota, desejando força aos familiares e amigos das vítimas.
Em sua nota de pesar, o Joinville descreveu o acidente como "uma perda imensurável ao futebol brasileiro" e desejou pronta recuperação aos feridos e conforto divino aos familiares das vítimas.
Estamos torcendo e rezando por todos os profissionais e amigos da @ChapecoenseReal #ForçaChape 🙏🏽
— JEC (@jec_online) 29 ноября 2016 г.
"Joinville Esporte Clube, vem por intermédio desta prestar solidariedade a Associação Chapecoense de Futebol, aos membros da imprensa, à Federação Catarinense de Futebol, aos tripulantes e a cidade de Chapecó/SC, neste momento trágico."