É por isso que, sem esperar por essa altura, um grupo de empresários italianos de Veneto visitou Donetsk e Lugansk nos dias 23-26 de novembro.
Palmarino Zoccatelli, vice-presidente da Associação cultural Veneto-Rússia e presidente da Comitê pela Independência de Veneto disse à Sputnik Itália:
"É a terceira vez que visito a República Popular de Donetsk e a primeira vez que fui à República Popular de Lugansk. Agora estou seguro de que Donetsk atingiu bastante sucesso no seu restabelecimento e está dando importantes passos para a nova estabilidade social e política. Os nossos empresários de Veneto escolheram algumas áreas de cooperação nas quais nós podemos colaborar… A prioridade da nossa viagem foi estabelecer contatos diretos entre os nossos empreendedores e os empresários e autoridades locais, preparar a base e encontrar projetos de interação econômica".
O vice-presidente da Associação Cultural Lombardia-Rússia, Gianmatteo Ferrari, também tomou parte da delegação. Ele disse à Sputnik Itália:
"Agora, o objetivo principal é ajudar estes povos [Donetsk e Lugansk] do ponto de vista económico, político e cultural. Nós, a Associação Cultural Lombardia – Rússia, já organizamos alguns eventos e conferências e, a partir de hoje, vamos tentar fazer mais, vamos preparar encontros, eventos na esfera cultural…".