De acordo com uma postagem no Twitter do aeroporto, trata-se da "aeronave com matrícula CP2933, que transportava a equipe da Chapecoense. Parece que há sobreviventes.
Confirmado, la aeronave con matrícula CP2933 * transportaba al equipo @ChapecoenseReal. Al parecer hay sobrevivientes.
— José María Córdova (@AeropuertoMDE) 29 ноября 2016 г.
Várias fontes informam que 81 pessoas estavam a bordo, sendo 72 delas passageiros e nove tripulantes. Ainda não há dados exatos sobre vítimas e sobreviventes.
Chape, nossas orações e vibrações estão com você. Vamos torcer por melhores notícias! #Chapecoense #SomosTodosChape pic.twitter.com/nRCNlYFkin
— Esporte Interativo (@Esp_Interativo) November 29, 2016
O aeroporto acompanha a situação no seu Twitter e diz que as condições climáticas dificultam o acesso ao local da queda: "o acesso <…> só pode ser feito por terra". Contudo, "as autoridades já estão no local", diz outro tweet.
El acceso al sitio del accidente, con aeronave de @ChapecoenseReal, solo se puede hacer por tierra debido a las condiciones climáticas.
— José María Córdova (@AeropuertoMDE) 29 ноября 2016 г.
O local em questão é Cerro Gordo de la Unión, na província de Antioquia.
O aeroporto afirma estar trabalhando "com as autoridades da região para atender emergência que se apresenta com a aeronave da Chapecoense".
Trabajamos con las autoridades de la región para atender emergencia que se presenta con aeronave de @ChapecoenseReal #TamoJuntoChape
— José María Córdova (@AeropuertoMDE) 29 ноября 2016 г.
De acordo com a Folha de São Paulo, o voo estava sendo realizado pela empresa boliviana Lamia.
Amanhã, 30 de novembro, na final da Copa Sul-Americana, estava previsto um encontro entre o time colombiano Atlético Nacional e o brasileiro Chapecoense, às 21h45 de Brasília. Os usuários do Twitter comentam que "jogam a partida mais importante das suas vidas neste preciso momento. Força #Chapecoense, que Deus tenha tudo sob controle".
El partido más importante de sus vidas lo están teniendo en este preciso momento. Fuerza #Chapecoense que Dios tenga todo bajo control.
— Luis Ramón (@LuigiRamong) November 29, 2016
"Que noticia horrível! Força Chapecoense!", diz este tweet:
Que horrible noticia! Fuerza Chapecoense!
— Valentina (@ValeRomanRP) November 29, 2016
O adversário de amanhã do clube, o Atlético Nacional, também comunicou sua preocupação. "Confirmado! O avião que transportava a Chapecoense sofreu um acidente. Relata-se que há sobreviventes. #FuerzaChapecoense [Força Chapecoense]".
¡Confirmado! El avión que transportada a Chapecoense sufrió un accidente. Se reportan sobrevivientes. #FuerzaChapecoense pic.twitter.com/JyMXYtQuvF
— Atlético Nacional (@atlnacionalcol) November 29, 2016