Acordo de paz entre governo e FARC é aprovado pelo Senado colombiano

© REUTERS / Felipe CaicedoPeople demonstrate on the street as Colombia's President Juan Manuel Santos and Marxist FARC rebel leader Rodrigo Londono sign a new peace accord in Bogota
People demonstrate on the street as Colombia's President Juan Manuel Santos and Marxist FARC rebel leader Rodrigo Londono sign a new peace accord in Bogota - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Senado colombiano deu um primeiro passo para referendar o acordo de paz assinado na semana passada pelo governo e as FARC, ao aprovar o documento que pretende por um ponto final no conflito interno que dura há mais de 50 anos.

Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o líder das FARC, Rodrigo Londono, assinam novo acordo de paz em 24 de novembro, 2016. - Sputnik Brasil
Colômbia e FARC assinam novo acordo de paz
O texto, renegociado para incluir propostas da oposição depois que o acordo original foi rejeitado em um plebiscito em 2 de outubro, também deve ser validado nesta quarta-feira (30) pela Câmara de Representantes. Houve 75 votos pelo sim e nenhum contra.

Na sessão plenária do Senado, que aprovou o acordo após 13 horas de discussões, o resultado da votação foi recebido com aplausos pelos presentes, todos partidários ao texto. Os congressistas do partido de direita Centro Democrático, de oposição, decidiram abandonar o plenário com a afirmação de que o Congresso "não pode suplantar" a decisão tomada nas urnas pelos colombianos.

No caso de uma aprovação nesta quarta-feira na Câmara, o Congresso será fundamental depois para validar as leis que permitirão a implementação do acordo.

O conflito armado colombiano, do qual também participam outras guerrilhas, grupos paramilitares e agentes estatais, já deixou ao menos 260 mil mortos, 60 mil desaparecidos e 6,9 milhões de deslocados, informou Agência Brasil.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала