Graças a esta iniciativa, podemos ver de forma muito clara e detalhada quase qualquer área do planeta através de sequências fotográficas gravadas entre 1984 e 2016.
A versão mais recente do Time-lapse permite ver até mesmo as ruas e edifícios em algumas áreas, o que foi possível graças a imagens de alta definição obtidas pelos satélites Landsat 8 e Sentinel-2, em colaboração com a NASA. Esta sequência mostra, por exemplo, como a construção cresceu em Brasília.
Todos esses vídeos, que podem ser vistos no portal Google YouTube, duram apenas alguns segundos, mas nos permitem apreciar mudanças incríveis em algumas zonas. De uma forma muito precisa, você pode ver o desenvolvimento das cidades, como nesta sequência que mostra a fantástica evolução em Dubai.
Os vídeos não apenas refletem o desenvolvimento das grandes cidades, mas também o prejuízo causado pelo desenvolvimento urbano, incluindo a redução dramática das zonas de vegetação. Entre as imagens se destaca a drenagem de um lago na Califórnia.