Anteriormente foi anunciado que em 1 e 2 de dezembro Kiev planeja realizar ensaios perto de Simferopol. Para além disso, as autoridades ucranianas publicaram avisos aos aeronavegantes que definem algumas zonas sobre o mar Negro como perigosas, incluindo águas neutras e pertencentes ao território russo.
"Este tema está sempre em foco em Kiev. O que aconteceu nos últimos dias é uma provocação direta e foi feita para obter uma reação dura por parte da Rússia", declarou Maria Zakharova durante a coletiva de imprensa semanal.
Contudo, a Agência de Transporte Aéreo russa sublinhou que nada ameaça os voos civis sobre a Crimeia e que o espaço aéreo não será fechado.
Entretanto a Ucrânia não desiste dos seus planos para realizar treinamentos, declarou o representante oficial do ministério da Defesa da Ucrânia, Andrei Lysenko.
"No que toca aos acordos nacionais e avisos, a Ucrânia cumpre tudo. Nada e ninguém pode obstaculizar a realização de treinamentos militares no nosso território", declarou Lysenko na coletiva de imprensa.