O estádio de Medellín, que deveria servir de palco para a disputa do primeiro jogo da final, às 21h45 horário de Brasília, foi lotado pelo público colombiano uma hora antes do horário marcado para a decisão.
Muitas pessoas portavam flores e velas, vestiam branco e portavam faixas como dizeres em homenagem a Chapecoense, como “Vieram por um sonho, voltaram como lendas" e "Nasce uma nova família, Atlético + Chapecoense".
Na madrugada de terça-feira, 29, caiu o avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, onde o time disputaria nesta quarta-feira, 30, a primeira partida decisiva da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional, da Colômbia. Dos 19 jogadores que estavam a bordo, apenas 3 sobreviveram: o goleiro Jackson Follmann, que teve a perna direita amputada, e os zagueiros Neto e Alan Ruschel. As condições clínicas dos três jogadores continuam inspirando cuidados intensivos por parte de médicos e enfermeiros dos hospitais da Colômbia em que estão internados.