A resolução faz parte de um projeto de lei sobre o financiamento de entidades investigativas no ano de 2017. O documento, que foi publicado no site oficial da Câmara dos Representantes, recebeu o apoio 390 dos 420 congressistas da Casa.
A proposta fala em “contenção de passos ativos da Rússia que buscam influenciar de forma secreta povos e governos”. Em particular, o projeto de lei cita supostas práticas adotadas por Moscou, como manipulação da mídia e financiamento de agentes manipuladores.
A estrutura proposta para conter da influência russa no mundo deve incluir, segundo os autores do projeto, representantes do escritório do diretor da inteligência nacional dos EUA, de ministérios da Justiça, das Finanças, da Energia, do departamento de Estado e do FBI. Todo o trabalho e as iniciativas realizados deverão ser relatados ao Congresso.
Em geral, o projeto de lei prevê um orçamento de pouco mais de 70 milhões de dólares para a iniciativa no ano financeiro de 2017. O documento, no entanto, ainda deverá passar pela aprovação do Senado e, caso aprovado, assinado pelo presidente dos EUA.