Assim, mais de metade dos italianos (53%) apoia tal referendo. Depois seguem a França (47%), Alemanha (43%), Espanha (39%) e Polônia (38%). A enquete foi realizada pela empresa Ifop para a agência de notícias e rádio Sputnik.
Ao mesmo tempo, respondendo à pergunta "Gostaria que no seu país se realizasse um referendo semelhante ao Brexit?" 62% dos poloneses, 61% dos espanhóis, 57% dos alemães, 53% dos franceses e 47% dos italianos responderam que "não". É notável que o número dos que apoiam um referendo aumentou na Espanha de 34% para 39%, na Itália de 46% para 53% e na Polônia de 33% para 38% (comparando com os dados da Ifop de julho de 2016).
A enquete foi realizada pela empresa de estudo da opinião pública mais antiga da França, o IFop, entre 22 e 26 de outubro de 2016. Da enquete participaram 5.019 pessoas maiores de 18 anos da França, Alemanha, Espanha, Itália e Polônia. A amostra é representativa da população por gênero, idade e localização geográfica. A amostra é representativa da população por gênero, idade e localização geográfica. A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
O que é o Sputnik-Opinião?
É um projeto internacional de estudo da opinião pública que foi posto em prática a partir de janeiro de 2015. As conhecidas empresas Populus, forsa e IFop são parceiras do projeto. No quadro da Sputnik-Opinião são realizadas regularmente pesquisas em vários países da Europa e dos EUA sobre os temas sociais e políticos de maior atualidade.
A Sputnik é uma agência de notícias e rádio com representações e redações multimídia em dezenas de países. A Sputnik inclui sites (34 ao todo), emissões rádio analógicas e digitais, aplicativos para celular e páginas nas redes sociais. As feeds de notícias da Sputnik aparecem 24 horas em inglês, árabe, espanhol e chinês.