Em entrevista à RIA Novosti, um funcionário da corporação estatal Roscosmos disse que o veículo teria ficado descontrolado após a perda da telemetria, cerca de seis minutos após o lançamento, a bordo de um foguete Soyuz-U.
После пуска ракеты-носителя «Союз-У» с кораблем #ПрогрессМС04 с 383 сек. пропала телеметрия. Специалисты РОСКОСМОСА выясняют ситуацию. pic.twitter.com/yiwx7NUxIF
— РОСКОСМОС (@roscosmos) 1 декабря 2016 г.
"A ausência da telemetria pode indicar que a Progress está viajando sem controle, e o seu acoplamento à Estação Espacial Internacional (EEI) será impossível", afirmou.
Logo depois das declarações, agentes da Roscosmos relataram que fragmentos da Progress MS teriam caído em Tuva, na Sibéria, e que uma equipe de buscas foi enviada para a região.
De acordo com as autoridades russas, todos os lançamentos com foguetes Soyuz-U serão suspensos até que o acidente desta quinta-feira seja esclarecido.
A nave perdida e supostamente destruída estava levando 2,6 toneladas de comida, combustível e outros itens para os tripulantes da Expedição 50 na Estação Espacial. Ela foi lançada no início desta tarde (horário de Brasília) do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.