O novo Rama (designativo utilizado por todos os monarcas da dinastia) será oficialmente conhecido como Rei Maha Vajiralongkorn Bodindradebayavarangkun (rei descendente dos anjos, em tradução livre) e dará a continuidade à linhagem que desde 1782, ocupa o trono tailandês.
Maha assume o trono depois da morte do pai, Bhumibol Adulyadej, que faleceu em outubro aos 88 anos e bateu o recorde de reinado mais longo em toda sua dinastia: foram 70 anos no cargo.
De acordo com uma Lei Palacial de Sucessão de 1924, o rei tailandês tem pleno poder para escolher quem será seu sucessor, que pode ou não ser parente direto do monarca. Apesar de ter uma irmã mais velha, Maha foi oficialmente apontado pelo pai como herdeiro aos 20 anos, já que o país não permite a ascensão de uma rainha.
Logo após a morte de Bhumibol, Maha se recusou a aceitar oficialmente o título, dizendo que precisava de um tempo para "guardar luto". Sua oficialização, porém, ocorreu após uma audiência realizada no Palácio de Dusit, em Bangcoc, com o primeiro-ministro Prayut, o presidente do parlamento, Pornpetch Wichitcholchai, o presidente do Tribunal Supremo, Veerapol Tangsuwan, e o regente, Prem Tinunlasonda, que governava o país na ausência de um monarca formalmente indicado.
Perfil
Nascido em 1952, o novo rei foi educado no Reino Unido e na Austrália antes de ser oficialmente declarado príncipe herdeiro. Ele foi casado três vezes — com Soamsawali Kitiyakara em 1977, Yuvadhida Polpraserth em 1994 e Srirasmi Suwadee em 2001 — e tem duas filhas e cinco filhos, apenas um dos quais será oficialmente reconhecido como um príncipe.
Mesmo proclamado rei, Maha Vajiralongkorn só será coroado no ano que vem, após a cremação do pai que acontece em outubro.