Foi o primeiro contato entre os dois países desde 1979, quando as relações diplomáticas foram rompidas. A atitude de Trump foi encarada como um risco de uma potencial disputa diplomática com a China.
"Não há mudança em nossa política de longa data sobre as questões relativas ao nosso Cross-Strait", disse a porta-voz da Segurança Nacional, Emily Horne, à AFP, em referência às relações entre Taiwan e China, separadas pelo Estreito de Taiwan no Oeste do Oceano Pacífico. "Continuamos firmemente comprometidos com nossa política de" uma China única" baseada nos três Comunicados Comuns e na Lei de Relações de Taiwan. Nosso interesse fundamental é em relações pacíficas e estáveis através do Estreito", completou.
Entenda
Chiang Kai-shek e o Kuomitang governaram a China até a Guerra Civil com o Partido Comunista, em 1946. Ao perder o confronto, líderes do Kuomitang fugiram para a Ilha de Formosa e lá estabeleceram um governo provisório que reclamava sua soberania sobre toda a China.
Inicialmente reconhecido como "a única China", Taiwan perdeu o reconhecimento dos EUA em 1978. A estratégia americana era se aproximar dos comunistas para reduzir a influência soviética no país. Hoje, apenas 23 nações reconhecem Taiwan (a China não mantém relações diplomáticas com nenhum deles).