Ucrânia acusa ator russo de 'criação de grupo terrorista'

© Sputnik / Igor Maslov / Acessar o banco de imagensO ator russo Ivan Okhlobystin chega a Donetsk para a estreia de um filme, na criação do qual tomou parte
O ator russo Ivan Okhlobystin chega a Donetsk para a estreia de um filme, na criação do qual tomou parte - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Serviço de Segurança da Ucrânia abriu um processo criminal contra o ator russo, Ivan Okhlobystin, em conformidade com o artigo “criação de um grupo terrorista”, após ele ter recebido um passaporte da autoproclamada República de Donetsk, comunicou a porta-voz do órgão, Elena Gitlyanskaya.

Retrato de Arsen Pavlov (Motorola) durante o evento dedicado à sua memória no museu de São Petersburgo, Rússia, outubro de 2016 - Sputnik Brasil
Donetsk indica novos suspeitos do assassinato do miliciano independentista Motorola
"A Seção-Geral de Instrução Criminal do Serviço de Segurança da Ucrânia abriu um inquérito criminal pelo fato de senhor Okhlobystin ter cometido um crime previsto na 1ª parte do artigo 258-3 (criação de grupo terrorista ou de organização terrorista) do Código Penal da Ucrânia", escreveu Gitlyanskaya na sua página do Facebook nesta sexta-feira (2).

A porta-voz destacou que isto foi feito "após Okhlobystin ter prestado apoio público às ideias do "mundo russo", saudado com alegria a "primavera russa" na Ucrânia, bem como se ter manifestado a favor da atividade da estrutura terrorista da República Popular de Donetsk".

O conselheiro do chefe do Ministério do Interior ucraniano, Anton Geraschenko, apelou à União Europeia, EUA, Israel e Japão para incluírem Okhlobystin em uma lista de indivíduos que "estão proibidos de entrar em países civilizados". Em setembro de 2014, foi proibida a entrada na Ucrânia do ator russo. Além disso, todos os filmes e programas televisivos em que ele tomou parte também estão proibidos no país.

© Sputnik / Vladimir Astapkovich / Acessar o banco de imagensO ator russo Ivan Okhlobystin toma parte do Festival de literatura na Praça Vermelha, em Moscou
O ator russo Ivan Okhlobystin toma parte do Festival de literatura na Praça Vermelha, em Moscou - Sputnik Brasil
O ator russo Ivan Okhlobystin toma parte do Festival de literatura na Praça Vermelha, em Moscou

Como foi comunicado na quarta-feira (30), o passaporte da República Popular de Donetsk foi entregue a Okhlobystin pelo presidente dessa república, Aleksandr Zakharchenko.

O ator afirmou que "sempre foi um apoiante entusiástico do ‘mundo russo'… e a República Popular de Donetsk, no momento histórico atual, é um baluarte deste ‘mundo russo'".

Okhlobystin também afirmou que recebeu esse passaporte para dar um sinal de apoio às pessoas que estão lutando pelo direito de viver na sua terra e de falar a língua materna.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала