O fogo começou durante uma festa em um armazém na cidade de Oakland (estado norte-americano da Califórnia), causando morte de pelo menos nove pessoas, segundo dados disponíveis das autoridades locais.
De acordo com os dados da polícia de Oakland, há vítimas mortais, mas o número exato ainda não foi confirmado, divulga a emissora KTVU.
#Breaking Fatalities reported after fire rips through warehouse on 31st Avenue in #Oakland. Crews remain on scene searching area pic.twitter.com/OICXLW8IF3
— KPIX Assignment Desk (@KPIXDesk) 3 декабря 2016 г.
Na festa estavam presentes cerca de 50 pessoas no momento do início do incêndio, divulgaram os bombeiros.
As equipes de resgate continuam procurando por mais vítimas, segundo os dados divulgados nas redes sociais.
31st Ave- #oakland @KTVU @kron4news @CBSSF @abc7newsbayarea @allaboutgeorge pic.twitter.com/OecGgnuF6s
— Oakland Firefighters (@OaklandFireLive) 3 декабря 2016 г.
Citando o chefe local dos bombeiros, o site do East Bay Times informou sobre 13 pessoas desaparecidas.
Ainda de acordo com o East Bay Times, os bombeiros não conseguiram achar provas de que os detectores de fumo estavam ativados durante o incêndio e o edifício de dois andares não tinha sistema automático de extinção de fogo, disse o chefe dos bombeiros da cidade.
Até o momento o incêndio ainda não foi extinto e as equipes de bombeiros deverão continuar no local por mais algumas horas, divulgaram os bombeiros da cidade.
Na página de Facebook do evento, intitulado 100% Silk West, ativistas estão recolhendo toda a informação que possa ajudar os membros das equipes de resgate a achar pessoas desaparecidas.
Neighbors stand together as the structure comes crashing down during the Oakland fire. #oakland #oaklandfire pic.twitter.com/ApLopfd94P
— Michelle Jorgensen (@JorgensMichelle) 31 октября 2016 г.
Eveline Darroch, uma voluntária que tenta ajudar a polícia, escreveu:
"O escritório do xerife está tratando isso como um acidente e não como um evento criminoso."