Irã ameaça romper com acordo nuclear se EUA prorrogarem sanções contra Teerã

© AFP 2023 / LEONHARD FOEGER / POOL Secretário de Estado norte-americano John Kerry e o ministro das Relações Exteriores do Irã Mohammad Javad Zarif duarnte o encontro bilateral, Viena, Áustria, 17 de maio de 2016
Secretário de Estado norte-americano John Kerry e o ministro das Relações Exteriores do Irã Mohammad Javad Zarif duarnte o encontro bilateral, Viena, Áustria, 17 de maio de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohamad Javad Zarif, declarou que Teerã irá romper com o acordo nuclear se os EUA prorrogarem as sanções.

"Se eles [EUA] retomarem as sanções, nós não vamos continuar cumprindo o acordo", afirmou o chanceler iraniano, citado pela Press TV. 

Mohammad Javad Zarif, ministro das Relações Exteriores do Irã - Sputnik Brasil
Chancelaria do Irã: prorrogação de sanções contra Teerã minará a confiança nos EUA
Na última sexta-feira (2) foi relatado que o presidente norte-americano Barack Obama iria assinar a lei que prorroga as sanções contra o Irã, adotada pelo Congresso dos Estados Unidos. 

O projeto da lei com medidas restritivas contra o Irã foi adotado em 1996 com o objetivo de conter a indústria nuclear de Teerã, para evitar que o país criasse armas nucleares. O prazo da lei expira em dezembro de 2016. Apesar dos acordos com o Irã, o Congresso e presidente dos EUA querem deixar a lei em vigor para que possam voltar a impor sanções caso Washington decida que Irã viola o acordo.

O Plano de Ação Conjunto Global sobre o programa nuclear iraniano foi assinado no ano passado com uma série de potências mundiais. O acordo foi feito para garantir o uso pacífico da tecnologia nuclear iraniana e aliviar as sanções econômicas contra o país. 


Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала