Segundo informações divulgadas pela Academia Brasileira de Letras, Gullar foi estava internado há 20 dias em hospital no Rio de Janeiro e foi vítima de uma pneumonia.
Ferreira Gullar, um dos maiores poetas brasileiros, foi personagem importantíssimo no CPC da UNE. Lamentamos sua partida! pic.twitter.com/3MCAMFiDOm
— UNE (@uneoficial) 4 декабря 2016 г.
Membro da Academia Brasileira de Letras desde 2014, Gullar nasceu em 10 de setembro de 1930 em São Luiz do Maranhão. Influenciado por nomes como Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira, José Ribamar Ferreira (seu nome verdadeiro) descobriu a poesia moderna aos 19 anos e acabou também aderindo ao método poético mais experimental e livre, rejeitando antigas fórmulas.
“Ferreira Gullar é uma das expressões mais fortes da literatura brasileira. Em todas as dimensões em que atuou, o fez com maestria e densidade. Antes de ser imortalizado pela Academia Brasileira de Letras, Ferreira Gullar já fora eternizado pela sua obra. Por isso, o poeta sempre será lembrado. Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos", disse o governador do Rio de Janeiro, Luis Fernando Pezão, em nota publicada.
Gullar é considerado como um dos mais importantes autores brasileiros do século XX.