Quais foram as causas do incidente com caça Su-33 do Admiral Kuznetsov?

© Sputnik / Mikhail Fomichev / Acessar o banco de imagensCaças Su-33 durante exercícios de aviação da Frota do Norte russa (foto de arquivo)
Caças Su-33 durante exercícios de aviação da Frota do Norte russa (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
O cosmonauta e piloto cazaque Tokhtar Aubakirov explicou à Sputnik Cazaquistão porque se rompeu o cabo do retentor de aterrisagem durante o pouso do caça Su-33 sobre o porta-aviões Admiral Kuznetsov.

Segundo o piloto, o incidente com o Su-33 "é o tal caso em que o cabo se rompe no momento menos conveniente", quando o caça já está praticamente parado, mas a inércia ainda está atuando. O peso do avião e a força da inércia são muito grandes, o que leva ao rompimento do cabo. Ao mesmo tempo, o caça "já não consegue sair do convés nesse momento concreto".

Caças Su-33 a bordo do porta-aviões russo Admiral Kuznetsov (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Caça Su-33 do porta-aviões russo Admiral Kuznetsov cai da pista ao mar durante pouso
Pousar o caça sobre o convés é "uma grande arte".  O piloto que pousa o avião sobre um convés que balança deve agir com muita precisão – deve ter "movimentos de filigrana" para não ultrapassar determinados parâmetros, destacou Aubakirov em entrevista à Sputnik Casaquistão.

Aubakirov foi o primeiro piloto que realizou uma aterrissagem e a primeira decolagem de um caça MiG-29K no convés do porta-aviões Admiral Kuznetsov (o então navio Tbilisi).

Na segunda-feira (5), o Ministério da Defesa russo informou que, depois de completar uma missão militar na Síria, o caça Su-33 russo escorregou para fora do convés do Admiral Kuznetsov devido ao rompimento do retentor de aterrisagem durante o pouso. O piloto conseguiu se ejetar e está salvo a bordo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала