Chanceler russo: militantes que ficarem em Aleppo serão considerados terroristas

© AFP 2023 / GEORGES OURFALIANForças do governo sírio tomam uma posição no bairro 1070 de Aleppo, 8 de novembro de 2016
Forças do governo sírio tomam uma posição no bairro 1070 de Aleppo, 8 de novembro de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Rússia vai tratar como terroristas os militantes que se recusarão sair de Aleppo e irá apoiar os esforços de Damasco na luta contra eles, declarou o chanceler russo, Sergei Lavrov.

Tropas pró-governamentais da Síria na cidade de Aleppo, Síria, 2 de dezembro de 2016 - Sputnik Brasil
Militantes em Aleppo oriental realizam negociações com exército sírio sobre rendição
"Aqueles grupos armados que se recusarão sair de Aleppo oriental, serão considerados terroristas. Assim, por não quererem sair de Aleppo oriental, eles estão continuando a luta armada. Trataremos como terroristas e extremistas. Apoiaremos a operação do exército sírio contra grupos criminosos deste tipo", comunicou o ministro.

O chanceler russo também acrescentou que cessar-fogo em Aleppo entrará em vigor depois de serem definidos os prazos da saída dos militantes da cidade.

"Logo que forem definidos os prazos e rotas, o cessar-fogo entrará em vigor para começar a evacuação destes grupos armados", disse Lavrov.

Segundo ele, se a cooperação russo-americana nestes assuntos gerar resultados, o problema da zona leste de Aleppo será resolvido através da libertação da cidade dos extremistas, fornecendo segurança e ajuda humanitária sem pausas aos civis, bem como possibilitará a normalização da vida na cidade em geral.

Em 3 de dezembro, Lavrov anunciou ter recebido novas propostas do Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, referentes a Aleppo que, segundo o chanceler, definem rotas e prazos da saída de militantes da zona leste da cidade.

O Exército Sírio e os milícias perto de Palmira - Sputnik Brasil
Militantes em Aleppo oriental abatem avião da Força Aérea síria
Na Suíça, os especialistas russos e norte-americanos iniciaram as consultas que visam coordenar os detalhes.

Anteriormente, o jornal Al-Watan informou que os militantes, que controlam posições em Aleppo oriental, deram início a negociações com o governo sobre sua rendição. Segundo a edição, os radicais estão controlando menos de 35% da área que foi tomada por eles em 2012.

O exército sírio e as milícias continuam libertando Aleppo de terroristas. No momento atual, os militares estão avançando em direção à linha de contato perto de Cidadela de Aleppo – fortaleza medieval.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала