Para realização dos testes, os motores PD-14 foram instalados no "laboratório voador" Il-76LL (laboratório voador é uma aeronave experimental equipada para realizar testes em voo real).
Destaca-se que a primeira etapa de testes visava confirmar o funcionamento do motor e de seus sistemas. Na primeira fase, foram realizados 15 testes.
Desta vez, durante a segunda etapa, o motor será testado em diferentes condições, tais como velocidade, propulsão e altitude. Estão programados 50 voos-teste.
O PD-14 servirá de base para o avião inovador MS-21 de produção nacional.
Baseando-se no design original, há planos de criar todos os tipos de motores desta mesma categoria, inclusive o PD-35, que será usado principalmente em aviões civis de longo alcance produzidos pela Rússia e China em conjunto.
A família de aeronaves MS-21 pertence ao segmento mais amplo do mercado mundial de aviação. Ela inclui dois modelos: o MS-21-200, projetado para transportar de 132 a 165 passageiros, e o MS-21-300, capaz de levar a bordo de 163 a 211 passageiros.