Descoberta a mais rara 'zona da morte' dos oceanos no Golfo de Bengala

© flickr.com / ilyaÁguas do mar
Águas do mar - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os cientistas descobriram uma área "morta" no Golfo de Bengala, perto da Índia, que poderá se transformar em uma "fábrica mundial" de processamento de nitrogênio.

De acordo com a pesquisa do jornal científico Nature Geoscience, foi encontrada uma área de 60 mil quilômetros quadrados com profundidade entre 100 e 400 metros e que contém 10 mil vezes menos oxigênio do que as águas da superfície.

As áreas deste tipo não possuem vida marítima comum, como peixes e outros organismos, sendo este um importante problema para a biodiversidade do planeta.

"As zonas da morte" são caracterizadas pelo excesso de nitrogênio radioativo na água. Sendo a fonte de nutrição para algas, o nitrogênio as permite crescer rapidamente. Ao "morrer", as algas se decompõem, eliminando o oxigênio da água, consequentemente, impossibilitando a sobrevivência de outros organismos.

This undated hand out picture shows a view of Lake Imja Tsho in a valley situated south of Everest in Nepal. Himalayan glaciers are retreating fast and could disappear within the next 50 years, experts warned, 04 June 2007, at a conference in Nepal's capital looking at the regional effects of global warming - Sputnik Brasil
Aquecimento global está destruindo ilhas da Rússia, diz estudo
Embora, em várias zonas mortas, em diferentes partes do globo, existam colônias de micróbios que combatem o excesso de nitrogênio, no Golfo de Bengala, devido à escassez de oxigênio, estes micróbios não conseguem remover nitrogênio rapidamente. Assim, o Golfo de Bengala poderá se tornar o líder global em termos de remoção de nitrogênio.

A abundância de nitrogênio poderá causar o desaparecimento do oxigênio das águas profundas, escreve o jornal Eurekalert.

Ao mesmo tempo, o uso ativo de fertilizantes pelo homem causa o excesso de nitrogênio reativo nas águas. Além de a atividade humana exercer maior influência sobre o ciclo de nitrogênio na Terra, ela aumenta a necessidade de estudo e análise mais minuciosos deste fenômeno.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала