Glenn, em 1962, foi o primeiro astronauta dos EUA a realizar uma viagem espacial e a entrar na órbita da Terra.
Segundo o jornal, o astronauta faleceu no centro médico Wexner, na capital do estado de Ohio, Columbus, na presença familiares e amigos.
Autoridades norte-americanas manifestaram condolências e homenagens ao pioneiro das viagens espaciais neste país. Entre outros, o governador do estado de Ohio e ex-candidato à presidência dos EUA pelo partido republicano, John Kasich.
“Curvamos nossas cabeças e compartilhamos a tristeza com a sua amada esposa, Anny. Devemos olhar para os céus para lembrar e agradecer ele pelos magníficos voos e muitos anos de serviço ao nosso país”, disse o político. Ele adicionou que, apesar dos voos espaciais, o “coração de Glenn sempre permaneceu no seu estado natal, Ohio”.
John Glenn foi o primeiro astronauta norte-americano (e terceira pessoa no mundo, depois dos soviéticos Yuri Gagarin e German Titov), a realizar um voo espacial à órbita terrestre. Em 20 de fevereiro de 1962, Glenn, no âmbito da missão Friendship 7, realizou três voltas ao globo terrestre. O voo do norte-americano durou 4 horas e 55 minutos. Após aterrissagem, John Glen se transformou em herói nacional dos EUA e foi condecorado com medalha da NASA.
A agência espacial dos EUA divulgou uma imagem de Glenn em seu Twitter. "Boa sorte, Glenn!".
We are saddened by the loss of Sen. John Glenn, the first American to orbit Earth. A true American hero. Godspeed, John Glenn. Ad astra. pic.twitter.com/89idi9r1NB
— NASA (@NASA) 8 de dezembro de 2016