Obama reconheceu ter sido pego de surpresa pela expansão do Daesh em 2014

© AFP 2023 / SAUL LOEBPresidente norte-americano Barack Obama discursa depois da reunião com altos responsáveis militares sobre a campanha militar contra o Daesh, 2015 (foto de arquivo)
Presidente norte-americano Barack Obama discursa depois da reunião com altos responsáveis militares sobre a campanha militar contra o Daesh, 2015 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente dos EUA, Barack Obama, reconheceu ter sido pego de surpresa pelas ações do grupo terrorista Daesh que, em 2014, conquistou amplos territórios no Iraque e na Síria.

Militantes de Daesh - Sputnik Brasil
Obama: erros dos EUA no Iraque fizeram surgir Daesh, mas ele não ameaça americanos
“A capacidade do Daesh de organizar ofensivas terrestres de grande escala — isso é algo que não estava na tela do meu radar de informações da inteligência”, disse Obama em entrevista à CNN.

No entanto, Obama defendeu a sua administração que, segundo ele, sempre adotou as melhores medidas possíveis no combate ao Daesh.

“Nós fomos perfeitos na execução da complexa política na região? Não, é claro… Nós adotamos as melhores soluções, disponíveis para nós em cada etapa? A resposta é afirmativa”, declarou Obama.  

Presidenciável Donald Trump proferindo discurso - Sputnik Brasil
Trump acusa Obama de ter criado o Daesh
A expansão do Daesh, que conquistou grandes territórios no Iraque e na Síria, se transformou em um dos principais problemas globais nos últimos dois anos. O grupo que, segundo dados preliminares da CIA, contava com um efetivo de 30 mil combatentes, proclamou um califado nos territórios conquistados. 

Os EUA, em coalizão com um grupo de aliados, realizam, desde segundo semestre de 2014, ataques aéreos contra Daesh na Síria e no Iraque. Na Síria a coalizão atua sem autorização do governo do país. Os EUA não cooperam com a Rússia, que também realiza ataques aéreos contra os terroristas, mas a pedido de Damasco.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала